Diariamente, as crianças estão expostas a um grande volume de publicidade direcionada a elas na internet. Presentes em jogos, sites, redes sociais e até em canais de youtubers mirins, essa comunicação muitas vezes confunde as crianças, que não conseguem distinguir anúncios de conteúdo de entretenimento. O projeto Criança e Consumo , dos Instituto Alana, listou algumas dicas para ajudar mães, pais e responsáveis a lidar com os perigos online.
Achei super interessante e resolvi compartilhar. Me chamou muita atenção as informações sobre os canais do Youtuber. É muito importante saber como funcionam e qual o objetivo de cada um deles. Principalmente se a criança for criar um canal.
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1- Mediação do uso da
internet
Estar presente e
orientar a navegação na web ajuda a garantir que a criança navegue em sites
seguros.
2- Saiba como as
crianças usam a internet
Procure conhecer
os jogos e aplicativos que as crianças usam, saber que informações elas
fornecem para acessar ou jogar determinado conteúdo, e que tipos de prêmios
estão ganhando.
3- Explique a
importância de não fornecer dados
Converse com as
crianças sobre a importância de sua privacidade.
4- Canais de youtubers
mirins e redes sociais
Os canais dos
youtubers mirins são muito populares entre as crianças. Aproveitando-se da
audiência, empresas enviam ‘presentes’ aos administradores dos canais para
que sejam apresentados em seus vídeos. As marcas também estão nas redes
sociais e, muitas vezes, seus perfis estão repletos de vídeos, imagens,
passatempos e posts
direcionados ao público infantil. O responsável deve ficar atento a esses
conteúdos e, no caso de uma publicidade, pode questionar as intenções da
empresa e, dependendo da idade da criança, conversar com ela a respeito,
contribuindo para a construção de uma visão crítica.
5- Legislação
Durante o tempo que
passam na internet, as crianças estão expostas a possíveis violações, como
a publicidade dirigida ao público infantil. Diante desse cenário e da
importância de atualizar a legislação vigente, que considera a publicidade
infantil ilegal, é importante que mães, pais e responsáveis saibam que
tramita na Câmara dos Deputados, desde maio de 2015, o Projeto
de Lei 1746/2015, que acrescenta
um capítulo ao Estatuto
da Criança e do Adolescente (ECA) sobre a garantia do
direito de proteção dos dados das crianças e dos adolescentes na
internet. O PL reconhece a abusividade da publicidade voltada para
o público infantil e da coleta de informações não autorizadas para fins
mercadológicos.
O Projeto Criança e Consumo. do Instituto Alana foi criado em 2006. Atua para divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças.
Para mais informações acesse:
”.
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